Abayomi: Valorizando a cultura afro-indígena
AUTORA
Professora Katia Kolodisz Ackler, quarto ano
Tema: Cultura Afro-indígena
Aulas desenvolvidas para a habilidade EF04GE01 que consiste em: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Primeiramente, os alunos desenharam o povo brasileiro, representado de diferentes maneiras como brancos, pretos, pardos, indígenas, amarelos, etc. Depois, falamos sobre bonecas e brinquedos. Perguntei a eles se tinham bonecas pretas, se já viram em lojas, onde compraram, etc.
Depois, os alunos realizaram a leitura e a interpretação da uma notícia “Campanha: ‘Cadê nossa boneca?’ quer mais bonecas negras nas lojas de brinquedos”. Após essa atividade, produziram uma carta de reclamação para uma empresa de brinquedos ou lojas da região do setor, comentando a falta de bonecas pretas e pedindo mais representatividade de crianças negras em brinquedos.
Por fim, contei a história da boneca Abayomi, criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos.
Depois, os alunos aprenderam a confeccionar essas bonecas, utilizando habilidades de corte, medidas, cores e elaboraram um painel para exposição na escola. Além disso, produziram algumas bonecas para presentear quem eles quisessem.
Professora Katia Kolodisz Ackler, quarto ano
Tema: Cultura Afro-indígena
Aulas desenvolvidas para a habilidade EF04GE01 que consiste em: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Primeiramente, os alunos desenharam o povo brasileiro, representado de diferentes maneiras como brancos, pretos, pardos, indígenas, amarelos, etc. Depois, falamos sobre bonecas e brinquedos. Perguntei a eles se tinham bonecas pretas, se já viram em lojas, onde compraram, etc.
Depois, os alunos realizaram a leitura e a interpretação da uma notícia “Campanha: ‘Cadê nossa boneca?’ quer mais bonecas negras nas lojas de brinquedos”. Após essa atividade, produziram uma carta de reclamação para uma empresa de brinquedos ou lojas da região do setor, comentando a falta de bonecas pretas e pedindo mais representatividade de crianças negras em brinquedos.
Por fim, contei a história da boneca Abayomi, criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos.
Depois, os alunos aprenderam a confeccionar essas bonecas, utilizando habilidades de corte, medidas, cores e elaboraram um painel para exposição na escola. Além disso, produziram algumas bonecas para presentear quem eles quisessem.
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