Terrário sustentável, um mini mundo.

AUTORA
Professora Aline Vassuavisk Rodrigues, quinto ano A

A turma do 5º ano teve uma aula diferente, repleta de curiosidade e mão na massa. O tema era “Ecossistemas”, e a professora Aline propôs uma atividade prática: a confecção de um terrário utilizando garrafas PET recicladas.

A aula começou com uma breve explicação teórica sobre o que é um ecossistema. A professora usou imagens e vídeos curtos para mostrar diferentes tipos de ecossistemas – florestas, desertos, oceanos e até mesmo ecossistemas urbanos. Ela explicou que um ecossistema é formado pela interação entre os seres vivos e os elementos não vivos. Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas.

Depois da explicação, foi hora de colocar a teoria em prática. Utilizamos garrafas PET cortadas ao meio, pequenas pedras, areia, terra vegetal, mudinhas de plantas e borrifadores com água. A coleta desses elementos foi realizada pelos alunos em casa e na área externa da escola. Cada aluno montou seu próprio terrário, seguindo as etapas orientadas:Drenagem, areia e terra, plantio, decoração e umidade

Durante a atividade, a professora explicou que o terrário é um exemplo de ecossistema fechado – as plantas produzem oxigênio e vapor d’água, que se condensam nas paredes da garrafa e voltam ao solo, formando um ciclo.

Os alunos ficaram encantados ao ver seu “mini ecossistema” ganhar vida. Foi uma aula rica em aprendizado, experimentação e consciência ambiental.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

elementos da narrativa na produção textual

Sustentabilidade