"Descobrindo o relevo: produção de maquetes"
AUTORA
Professora Katia Kolodisz Ackler, quarto ano
Tema: Principais formas do relevo
Desenvolvi um trabalho de maquete com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental para que os alunos compreendessem as principais formas do relevo: montanhas, montes, planaltos, planícies, depressões, vales e serras.
No primeiro momento, os alunos realizaram uma leitura sobre as principais formas do relevo no livro didático. Depois, algumas questões escritas foram respondidas no caderno e para fixar o conteúdo, os alunos elaboraram uma maquete representando o conhecimento adquirido.
Vale lembrar que a escola faz parte da zona rural de Piraí do Sul, no bairro do Piraí-Mirim. Portanto, a paisagem é rodeada pela Escarpa Devoniana, serras e planaltos. Com a leitura dos conceitos, os alunos compreenderam a importância da Área de Proteção Ambiental que envolve a Escarpa, os cerrados e toda sua espécie de fauna e flora.
Durante a atividade prática de elaboração da maquete, as crianças puderam identificar com mais facilidade e representar elementos como as serras, montanhas, planícies, vales e colinas, promovendo um aprendizado mais concreto e visual.
Acredito que esta abordagem prática facilitou a assimilação dos conceitos e estimulou o interesse dos alunos pelo estudo da geografia.
Professora Katia Kolodisz Ackler, quarto ano
Tema: Principais formas do relevo
Desenvolvi um trabalho de maquete com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental para que os alunos compreendessem as principais formas do relevo: montanhas, montes, planaltos, planícies, depressões, vales e serras.
No primeiro momento, os alunos realizaram uma leitura sobre as principais formas do relevo no livro didático. Depois, algumas questões escritas foram respondidas no caderno e para fixar o conteúdo, os alunos elaboraram uma maquete representando o conhecimento adquirido.
Vale lembrar que a escola faz parte da zona rural de Piraí do Sul, no bairro do Piraí-Mirim. Portanto, a paisagem é rodeada pela Escarpa Devoniana, serras e planaltos. Com a leitura dos conceitos, os alunos compreenderam a importância da Área de Proteção Ambiental que envolve a Escarpa, os cerrados e toda sua espécie de fauna e flora.
Durante a atividade prática de elaboração da maquete, as crianças puderam identificar com mais facilidade e representar elementos como as serras, montanhas, planícies, vales e colinas, promovendo um aprendizado mais concreto e visual.
Acredito que esta abordagem prática facilitou a assimilação dos conceitos e estimulou o interesse dos alunos pelo estudo da geografia.
Comentários
Postar um comentário