Campo e cidade
AUTORA
Professora Simone Mainardes, quinto ano
Envolver uma comparação entre a vida no campo e na cidade, destacando aspectos como o meio ambiente, atividades econômicas, vida social e infraestrutura.
Conteúdos:
- Características do meio rural e urbano.
- Atividades econômicas: agricultura, pecuária, indústria, serviços.
- Infraestrutura e serviços (transporte, saúde, educação).
- Vida social e cultural no campo e na cidade.
- Sustentabilidade e meio ambiente.
- Discussão inicial: O que é campo? O que é cidade? Quais as primeiras diferenças que vocês notam?
- Criar um quadro comparativo na lousa, com a ajuda dos alunos, destacando as características principais de cada ambiente.
- Discussão coletiva sobre as semelhanças e diferenças apontadas.
- Reflexão: Onde vocês preferem viver, no campo ou na cidade? Por quê?
- Apresentar casos reais ou fictícios que ilustrem os impactos do crescimento urbano e rural no meio ambiente (ex.: desmatamento, poluição, uso de recursos naturais).
- Discussão sobre as práticas sustentáveis em ambos os ambientes.
- Proposta de atividade: Elaborar uma maquete em grupo sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas no campo e na cidade.
- Reflexão: Como podemos contribuir para um desenvolvimento mais sustentável?
Professora Simone Mainardes, quinto ano
Envolver uma comparação entre a vida no campo e na cidade, destacando aspectos como o meio ambiente, atividades econômicas, vida social e infraestrutura.
Conteúdos:
- Características do meio rural e urbano.
- Atividades econômicas: agricultura, pecuária, indústria, serviços.
- Infraestrutura e serviços (transporte, saúde, educação).
- Vida social e cultural no campo e na cidade.
- Sustentabilidade e meio ambiente.
- Discussão inicial: O que é campo? O que é cidade? Quais as primeiras diferenças que vocês notam?
- Criar um quadro comparativo na lousa, com a ajuda dos alunos, destacando as características principais de cada ambiente.
- Discussão coletiva sobre as semelhanças e diferenças apontadas.
- Reflexão: Onde vocês preferem viver, no campo ou na cidade? Por quê?
- Apresentar casos reais ou fictícios que ilustrem os impactos do crescimento urbano e rural no meio ambiente (ex.: desmatamento, poluição, uso de recursos naturais).
- Discussão sobre as práticas sustentáveis em ambos os ambientes.
- Proposta de atividade: Elaborar uma maquete em grupo sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas no campo e na cidade.
- Reflexão: Como podemos contribuir para um desenvolvimento mais sustentável?
Comentários
Postar um comentário